Vigiai e orai!

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (Mt 26.41)

Há três meios de graça ordinários estabelecidos por Deus: Escrituras, Oração e os sacramentos. Estes três meios de graça foram dados exatamente como meios de Deus nos abençoar. Desprezar um deles é não desejar ser abençoado por Deus. Na oração, por exemplo, somos fortalecidos contra a tentação. O texto de Mateus 26 fala do momento em que Cristo estava prestes a ser preso para ser crucificado. Antes de tudo acontecer ele chama seus discípulos para se preparar. Afinal, seriam momentos de grande tensão que eles passariam nas próximas horas. E são nestas ocasiões que fraquejamos e caímos em pecado. É no meio de grandes aflições que surgem as grandes tentações (Tg 1.2-15).
A maneira como eles deveriam se preparar era através da oração. De fato, eles estavam cansados por causa do dia exaustivo que tiveram, mas ainda não era o momento de descansar. A ordem para vigiar e orar é repetida por três vezes por Cristo, porque eles se entregavam ao cansaço e dormiam. O resultado desta falta de preparo foi o fracasso na hora da prova. Quando a multidão chegou para prender Jesus todos fugiram demonstrando sua fraqueza espiritual. Se olhar para a vida de Pedro, o grande líder entre os discípulos, a fraqueza foi ainda maior. Pedro demonstrou ira ao cortar a orelha de Malco, negou a Jesus por três vezes e, assim como os demais, fugiu. Tudo isso porque não se prepararam para o momento da tentação.
Não somos muito diferentes destes homens. Não é verdade que nossa vida de oração só aumenta quando estamos em meio de provas? Não é verdade que em momentos de tranquilidade e paz nós relaxamos em nossos momentos de oração? Repare que homens e mulheres de oração sempre estão mais preparados para suportar as provas.

O hino 129 “vigilância e oração” fala exatamente sobre isso. A primeira estrofe diz que de manhã pode parecer que o dia será calmo e tranquilo, mas que no final do dia pode chegar um temporal e que devemos estar preparados para quando ele chegar. O coro mostra como deve ser este preparo: “Bem de manhã, e sem cessar, vigiar e orar!”. Não espere a tribulação chegar para você buscar ao Senhor em oração. Se prepare antes e você será aprovado. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glorificando a Deus em família